sábado, 12 de novembro de 2011

Brasil se junta a parceria que usa satélites contra desastres naturais

Imagens feitas do espaço orientam ações em casos de emergência. Antes de ser oficial, parceria ajudou resgate nas chuvas de janeiro, no RJ.





















(G1) O Brasil oficializou sua entrada em uma parceria internacional que compartilha dados de satélite de todo o mundo com o objetivo de combater desastres naturais: o Charter Internacional “Space and Major Disasters”.

O acordo entre Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e as agências espaciais da Europa e da França foi assinado na última terça (8), durante uma cúpula sobre satélites de observação na cidade de Lucca, na Itália.

"Ao aderir ao Charter, o Inpe está mais preparado a ajudar a sociedade brasileira e internacional em caso de grandes catástrofes", acredita o diretor do Inpe, Gilberto Câmara.

Na prática, foi apenas uma formalização, pois o Brasil já estava ligado ao projeto. Em janeiro, quando enchentes e deslizamentos arrasaram a região serrana do Rio de Janeiro, o Inpe usou imagens do consórcio para ajudar a Defesa Civil a coordenar as ações.

Como membro oficial, o Brasil terá acesso mais fácil e rápido a esse material. Em contrapartida, deve também oferecer dados para o charter internacional, que conta agora com 13 países integrantes.

Um comentário:

  1. Engraçado que só tomam atitude quando acontece no sudeste do país. Quando houve enchentes e deslizamentos em 2008 aqui em SC, nosso órgão regional de meteorologia (CIRAM) teve que se virar, bem como nossa defesa civil, cuja qual ajudou no RJ durante esse ano. Por que esquecem tanto o Sul do Brasil ein?

    ResponderExcluir