quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MCTI lança novo sistema de monitoramento de desastres naturais

Lançamento está sendo feito em Cachoeira Paulista e Brasília. Programa vai integrar informações com a Defesa Civil Nacional.



(G1) Um Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais está sendo lançado nesta quarta-feira (8) no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Cachoeira Paulista. Simultaneamente o lançamento acontece em Brasília, onde o evento conta com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT).

As informações do monitoramento de todo o país são enviadas para a Sala de Situação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenade) do Ministério de Integração, em Brasília. Quando algum problema for detectado, um alerta para a Defesa Civil Nacional é disparado e em seguida repassado aos municípios atingidos.

Atualmente, o programa monitora 169 cidades do país. Três delas são da região: Campos do Jordão, Caraguatatuba e Ubatuba. A partir de 2013, o número deve ser ampliado para 286 municípios do Brasil e mais cinco do Vale do Paraíba: São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Cunha e Ilhabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário