quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Julho de 2012 foi mês mais quente da História dos EUA

Temperatura foi a maior desde 1895, quando começaram os registros


Julho foi o mês mais quente da parte continental dos Estados Unidos (que exclui o Havaí e o Alasca) desde o início dos registros, em 1895, segundo o governo federal. O mês passado fechou com temperatura média de 25,3 graus Celsius, abocanhando o recorde que pertencia a julho de 1936, mês marcado por uma grave estiagem.

O mês passado também foi cerca de 0,9 grau Celsius mais quente do que a temperatura média registrada nos meses de julho — quando é verão no Hemisfério Norte — durante todo o século XX.

O climatologista Jake Crouch, do Centro Nacional de Dados Climáticos, atribuiu o fenômeno a regiões acometidas por seca e ondas de calor. O aquecimento global, segundo Crouch, também tem sua parcela de culpa.

— O calor atual está contribuindo para que recordes sejam batidos consistentemente — alerta.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa, em inglês) divulgou que seu índice para medir condições meteorológicas extremas — e não simplesmente o calor — já ultrapassou o antigo recorde, estabelecido no ano passado. Cerca de 37% do país estaria experimentando este problema — a média é de 20%. Nos primeiros sete meses do ano, esta taxa chegou a 46%, um nível histórico.

Já o monitoramento de seca da Noaa indica que 63% do território dos 48 estados continentais foram afetados pela estiagem, o que levará à menor safra de cereais dos últimos seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário