quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tempestade "Ernesto" avança pelo sul do México

(EFE/UOL) A tempestade tropical "Ernesto" avança pelo sul do México e está perto de se transformar novamente em um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson de cinco níveis, informou nesta sexta-feira o Serviço Meteorológico Nacional mexicano (SMN).

Em um boletim emitido às 7h30 (horário local, 9h30 de Brasília), o organismo mantém uma zona de alerta "desde Campeche, no estado de Campeche, até Nautla, em Veracruz" por causa da tempestade, cujo índice de periculosidade continua sendo "forte".

"Ernesto" se desloca a 20 km/h em direção oeste acompanhado de ventos de 110 km/h e sequências de até 140 quilômetros.

Seu centro tocará novamente terra hoje "gerando potencial de chuvas intensas a torrenciais, vento forte e maré elevada, assim como inundações sobre o sul do litoral do Golfo do México, centro e sudeste do território nacional".

Antes de "Ernesto" espreitaram o México pela bacia do Atlântico as tempestades "Alberto" e "Beryl", formadas no final de maio antes que começasse oficialmente a temporada, que na bacia atlântica vai do dia 1º de junho a 30 de novembro.

Depois chegaram "Chris", que se transformou no primeiro furacão desta temporada, e a tempestade "Debby", que deixou três mortos nos EUA.
----
Matéria similar no Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário