quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MetOp-B encapsulado e pronto para o voo

Satélite meteorológico é lançado na próxima segunda-feira



(Ciência Hoje - Portugal) O lançamento do mais recente satélite meteorológico europeu, MetOp-B, está marcado para as 16h28 GMT (18:28 CEST) da próxima segunda-feira e já está selado, dentro do foguete Soyuz. A equipa responsável pela campanha de lançamento passou as últimas seis semanas no Cosmódromo de Baikonur, a testar e a preparar este satélite de quatro toneladas para a vida em órbita ao redor da Terra e declarou que o MetOp-B está pronto para o voo.

Após o terceiro estágio do foguete se soltar, a fase superior Fregat porá o satélite em órbita, 800 quilómetros acima da Terra. Enquanto isso, as equipas de controlo de missão no Centro Europeu de Operações Espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA), na Alemanha, passou os últimos meses a preparar-se para o lançamento e para a fase inicial da órbita.

A ESA está a garantir esforços para que o satélite esteja numa órbita correta e que todos os sistemas funcionem convenientemente antes de o entregar à EUMETSAT, encarregue das operações.

O MetOp-B é o segundo de uma série de três satélites, idênticos, de órbita polar, que irão fornecer dados para as previsões meteorológicas e a monitorização do clima. Já o MetOp-A, lançado em 2006, marcou uma nova era na meteorologia operacional, tornando-se no primeiro satélite meteorológico europeu a cumprir uma órbita terrestre de pólo a pólo. O programa foi desenvolvido em colaboração entre a ESA e a EUMETSAT, para observações contínuas até 2020.

Informações-chave em muitas variáveis
Os satélites transportam uma série de instrumentos sensíveis que irão fornecer informações-chave em muitas variáveis, como temperatura e humidade, velocidade do vento na superfície oceânica, ozono e outros gases atmosféricos.

Uma vez que o MetOp-A ainda está em serviço, os dois satélites vão orbitar em conjunto, aumentando a riqueza de dados.

Com o lançamento a menos de uma semana, os próximos passos incluem a transferência do composto superior para outras instalações, o que demora cerca de sete horas de comboio, onde será acoplado à terceira fase do foguete e então montado na plataforma de lançamento.

Um ensaio geral do lançamento terá lugar depois de amanhã, o que irá dar luz verde para o lançamento na próxima segunda, 17 de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário