segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nova geração de satélites meteorológicos

MetOp-B, o segundo de três aparelhos, já está em órbita



(Ciência Hoje - Portugal) O segundo satélite europeu de órbita polar – o MetOp-B – foi lançado segunda-feira a bordo do foguetão Soyuz a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A missão deste satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) é proporcionar dados para melhorar as previsões meteorológicas. A partir do centro de controlo de operações em Darmstadt (Alemanha), a ESA confirmou que o lançamento foi realizado com êxito às 16h28.

O MetOp-B é o segundo de três aparelhos que compõem a nova geração de satélites meteorológicos europeus, que percorrem o planeta em órbita polar a uma distância de 817 quilómetros do solo. O primeiro – MetOp-A – foi posto em órbita a 19 de Outubro de 2006.

Estes satélites de representam uma nova etapa na observação da Terra, já que voam 43 vezes mais perto da Terra do que os Meteosat e dão a volta ao planeta em 101 minutos, enquanto os outros demoram 24 horas.

Os MetOp pesam quatro toneladas e medem 17,7 metros de comprimento, com painel solar incluído. Dispõem de tecnologias completamente novas e vão complementar as informações actualmente fornecidas pelo sistema de Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA).

Os dados vão aperfeiçoar as previsões sobre o clima e permitirão aos meteorologistas fazer prognósticos com maior exactidão para um prazo de cinco dias, mais tempo do que o outro sistema permitia (apenas três dias). Irão também fornecer informações detalhadas sobre velocidade e direcção dos ventos, sobre a camada de ozono e a humidade da atmosfera. O terceiro satélite será lançado em finais de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário