segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Primavera deve ter chuva acima da média em SP, MS e Região Sul

Previsão de ligeira alta é do Inmet; estação começou no sábado (22). Para o resto do país, chuvas devem ficar dentro da média.



(G1) Às 11h49 (horário de Brasília) do sábado (22), o inverno chegou ao fim, e começou a primavera na maior parte do território brasileiro.

De acordo com análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas favorecem que a Região Sul, e os estados de SP e MS tenham uma tendência de chuvas ligeiramente acima da média nos próximos três meses. “Na região central do Brasil, vai ser dentro da normalidade”, avalia a meteorologista do Inmet Morgana de Almeida.

“Na primavera, em grande parte do Brasil Central, Região Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia, essa época representa a transição do período seco para o período chuvoso. A temperatura tende a ficar em patamares agradáveis”, explica a especialista.

Na Região Norte também há um aumento natural das chuvas, mas é na Região Sul em que se sente um maior cresciemento das temperaturas, já que lá o frio do inverno é mais acentuado.

De acordo com previsão feita pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) para o próximo trimestre, o Sul do país poderá registrar temperaturas entre 10º C e 31º C, e o Sudeste entre 12º C e 33º C. No Centro-Oeste, Nordeste e Norte, as máximas podem ultrapassar os 35º C.

Devido à posição da Terra em relação ao Sol, neste sábado a noite e o dia têm o mesmo número de horas, como informa Morgana de Almeida. "O sol incide de tal forma sobre a Terra, que os dois hemisférios (Norte e Sul) recebem energia igual do Sol", detalha. O fenômeno, chamado equinócio, acontece também no começo do outono. A primavera termina no dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário