terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ciclones e furacões ocorrem mais em anos com temperatura alta, diz estudo

Fenômenos mais intensos podem ocorrer em períodos de até 30 anos. Artigo foi publicado nesta segunda-feira (15) na revista 'PNAS'.



(G1) Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Niels Bohr, de Copenhague, na Dinamarca, sugere que a ocorrência de tempestades tropicais de grande porte podem ocorrer em períodos espaçados entre 10 anos e 30 anos.

Além disso, o estudo publicado sugere que a frequência de fenômenos climáticos como ciclones e furacões pode ter aumentado desde 1923 devido à elevação da temperatura. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (15) na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA, a "PNAS".

Segundo a investigação científica, tais fenômenos climáticos provocam fortes tempestades que, quando atingem o continente, causam inundações em cidades, desabrigam famílias e podem até provocar mortes – caso do furacão Katrina, que há sete anos atingiu principalmente, a cidade de Nova Orleans, na Louisiana, nos EUA.

Segundo o climatologista Aslak Grinsted, do Centro para o Gelo e Clima do Instituto Niels, observações feitas desde 1923 por estações de monitoramento implantadas ao longo da costa leste dos EUA apontaram uma tendência de aumento de grandes tempestades até os dias atuais.

Com outro grupo de cientistas, da China e da Inglaterra, foram observadas também as temperaturas globais para este período e foi verificado um aumento de 0,7º C desde a década de 1920, com forte alteração a partir da década de 1980.

Os cientistas temem que a contínua elevação da temperatura global, estimada por especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), possa acentuar ainda mais o número de tempestades tropicais pelo planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário