segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUA se preparam para formação de super tempestade Frankenstorm

(Apolo11) O furacão Sandy deve tocar a costa leste dos EUA entre esta segunda e terça-feira na altura do estado de Nova York e terá seu efeito potencializado pela presença de dois sistemas meteorológicos que atuam em conjunto na região. Juntos, os eventos foram batizados de "tempestade Frankenstorm" e deverá causar intensos temporais e inundações no leste americano.


Sandy é um típico furação formado sobre as águas quentes do Atlântico e deveria seguir seu caminho normalmente em sentido nordeste até se dissipar na altura da costa do Canadá. No entanto, uma zona de alta pressão estacionada no Atlântico norte impede que a tormenta siga seu caminho, forçando-a em direção oeste rumo à costa leste dos EUA.

Além desse sistema, uma frente fria em movimento pelo interior do país ajuda puxar Sandy para dentro do continente, o que resultará em um choque entre o furacão, a frente fria e o sistema de alta pressão.


A presença desses três sistemas meteorológicos juntos sobre os EUA não é um fenômeno corriqueiro e muitos meteorologistas chamam o evento de tempestade perfeita ou super tempestade. De acordo com modelos de previsão, em algumas áreas costeiras o volume de chuva poderá ultrapassar 300 milímetros em 24 horas, com queda de neve que pode chegar a mais de 2 metros acumulados.

Evacuação
No sábado, os estados de Nova York, Maryland e Virginia decretaram estado de emergência. Em Nova Jersey, onde Sandy deverá causar grandes alagamentos, a população que vive próximo à costa já iniciou a evacuação voluntária e muitos moradores já se mudaram para casas de parentes e amigos em locais mais altos e afastados. O governo mantém ativo o alerta de evacuação e informa que as áreas costeiras poderão ficar sem energia elétrica.


Além dos sistemas meteorológicos que atuam na região, outro fator que preocupa as autoridades da Defesa Civil é que a chegada do furacão no continente ocorrerá em momento de lua cheia, o que poderá elevar ainda mais a maré e dificultar o escoamento da água.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou que 375 mil moradores deixem as regiões costeiras da cidade. O sistema de transporte da cidade também foi paralisado neste domingo. Segundo os meteorologistas do NWS (Serviço Oficial de Meteorologia dos EUA), Sandy pode ser a maior tempestade já enfrentada pelos EUA. Autoridades da Defesa Civil americana (FEMA) estimam entre 50 e 60 milhões o número de pessoas que poderão ser afetadas.




Boletim
Imagens de satélite recebidas às 17 horas BRST de domingo mostravam que o centro do furacão Sandy se localizava sobre as coordenadas 32.8N e 71.9W, aproximadamente a 440 km do sudeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte e 930 km ao sul de Nova York.

Em boletim divulgado às 18 horas BRST, o Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou Sandy se movia em direção nordeste a 22 km/h e que esse movimento deveria se manter por pelo menos 24 horas. Segundo o NHC, o olho de Sandy deverá tocar a costa médio-atlântica dos EUA na segunda-feira à noite.

Sandy produz ventos sustentados de 120 km/h com rajadas que chegam a 150 km/h. A pressão barométrica medida por uma avião caça-furacão é de 951 hPa (hectopascais).
----
E mais:
Tempestade Frankenstorm é um monstro de 1500 km de diâmetro (Apolo11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário