segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Astrônoma flagra raríssimo 'arco-íris de fogo' em Itanhaém, SP

Fenômeno é extremamente raro e é formado de jeito diferenciado. Meire Santos também registrou um halo solar neste domingo (2).



(G1) Uma astrônoma de Itanhaém, no litoral de São Paulo, flagrou um dos mais raros fenômenos da natureza. Meire Ruiz Santos, que há três anos observa o céu e se informa em sites especializados sobre o calendário dos fenômenos, conseguiu fazer imagens de um arco-íris de fogo. A internauta enviou as fotos por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.

Segundo a astrônoma, o arco-íris de fogo, também conhecido como arco-íris horizontal, se diferencia dos fenômenos em forma de arco durante a formação, já que é gerado pela refração de cristais de gelo, ao invés de gotículas de água líquida. O arco-íris horizontal enviado por Meire foi fotografado no final de outubro.

Na tarde deste domingo (2), Meire conseguiu outra foto. Desta vez, a astrônoma fotografou um grande halo solar. Ela conta que estava em uma rede social quando um amigo postou que estava visualizando o fenômeno. "Eu saí, vi e fiz uma foto para postar na internet. Logo em seguida um amigo de Portugal viu que o fenômeno estava acontecendo por lá também", conta.

O fenômeno do halo solar é relativamente comum e natural. Ele ocorre quando há cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode se dividir em cores, ficando semelhante ao arco-íris. Às vezes é possível ver halos ao redor da Lua e, neste caso, o fenômeno recebe o nome de halo lunar.



4 comentários:

  1. Olá eu não sabia que este fato é tão raro assim, já presencie algumas vezes e vou verificar em meus arquivos pois acho que tenho algumas fotos..

    att. Renato

    ResponderExcluir
  2. Não está muito parecido com um arco-íris de fogo (horizontal), mas apenas nuvens iridescentes, um fenômeno relativamente comum. De qualquer forma, a foto foi bonita bem como a do halo solar.

    ResponderExcluir
  3. Será que foram avistados OVNIS? Geralmente esses fenômenos vem acompanhados deles...

    ResponderExcluir