terça-feira, 12 de novembro de 2013

Relembre alguns dos principais ciclones da história

O tufão que atingiu as Filipinas nesta quinta-feira pode ser o mais forte já registrado





(Veja) De acordo com especialistas, o Haiyan pode ser o ciclone mais forte já registrado na história, mas a confirmação desse fato só será possível após a passagem do fenômeno. O que se sabe é que a tempestade se enquadra na categoria 5 da classificação de ciclones, a mais alta, por apresentar ventos superiores a 250 quilômetros por hora.

O fenômeno é relativamente raro e sem uma frequência definida. Ele pode passar um ano sem acontecer ou se manifestar algumas vezes em um espaço de tempo menor. Outro ciclone de máxima intensidade conhecido pelo rastro de destruição foi o Katrina, que atingiu Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005.

Esses grandes redemoinhos de vento são conhecidos por diversos nomes: furacão, tornado, ciclone e tufão. A diferença entre eles é geográfica: usa-se o nome furacão para os eventos que ocorrem no Oceano Atlântico (como o Katrina) e tufão para o Pacífico (a exemplo do Haiyan). Ciclone é o nome genérico para a massa rodopiante de nuvens, e tornado é um ciclone de menor dimensão, mais localizado (como o de Taquarituba, no interior de São Paulo, em setembro deste ano).

No Brasil, esses fenômenos são menos frequentes devido à temperatura mais fria de nossas águas. Regiões de água quente, com temperatura por volta de 27 ºC, são mais propícias à formação de ciclones. Confira alguns dos principais ciclones que atingiram o planeta.


----
Matéria com infográfico aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário