segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tufões, como o Haiyan, podem ter velocidades superiores a 251 km/h

Tufão, furacão e ciclone são o mesmo fenômeno, explicam meteorologistas. Tempestade Haiyan se formou no Pacífico e atingiu as Filipinas.



(G1) O tufão Haiyan, que se formou na região do Pacífico ocidental e que atingiu as Filipinas nesta sexta-feira (8), já causou a morte de ao menos três pessoas e obrigou a retirada de mais de 120 mil de suas casas na área central do país.

De acordo com o governo filipino, que o batizou de Yolanda, já é uma das maiores tempestades que atingiu o país e meteorologistas norte-americanos alegam que a força dos ventos converte Haiyan, de categoria 5, a mais alta, num fenômeno pode ser um dos mais violentos registrados no mundo e o mais potente a tocar a terra em toda a história.

Até esta sexta, Haiyan se encontrava sobre a Ilha de Samar, 600 km a sudeste de Manila e havia atingido o solo das Filipinas nesta madrugada, hora local, com rajadas de 275 km/h.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), órgão americano responsável pelos mares e pela atmosfera, um tufão é o mesmo tipo de perturbação meteorológica que um furacão e um ciclone.

A diferença está apenas no nome recebido em determinada região. As tempestades que ocorrem na área do Pacífico ocidental (que banha parte da Ásia), recebem o nome de tufão.

No Oceano Atlântico Norte, Mar do Caribe, Golfo do México (costa dos Estados Unidos, México e América Central) e Norte Oriental do Pacífico, a perturbação é batizada de furacão. Já na região do Oceano Índico e no Pacífico Sul (onde estão Austrália e Nova Zelândia), a tempestade ganha o nome de ciclone.

Mas como um tufão se forma?
O fenômeno climático é resultado da combinação de alta temperatura na superfície do oceano, em decorrência da radiação solar, grande quantidade de chuvas e queda da pressão do ar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse sistema costuma se formar em áreas próximas à Linha do Equador e a temperatura do mar nesses casos tem que estar, em média 2º C a 3º C acima do normal.

O aumento do processo de evaporação da água na superfície do mar forma nuvens de chuva e provoca uma queda da pressão atmosférica na superfície do mar. Isso provoca mais evaporação e chuvas, além de ventos que se intensificam e começam a se movimentar no oceano (em espiral), podendo atingir o continente.

O processo de giro do furacão está associado à rotação da Terra, e seu surgimento é descrito por um processo conhecido como efeito Coriolis. É esse efeito também o responsável por estabelecer a trajetória do furacão, uma vez que ele surge sobre o oceano.

Velocidade
Assim como os furacões e ciclones, os tufões se dividem em cinco categorias de força pela escala Saffir-Simpson. Fenômenos classificados na categoria 1 têm ventos de até 152 km/h. Tempestades com ventos entre 153 km/h e 176 km/h estão na categoria 2.

Tempestades com ventos entre 177 km/h e 207 km/h são classificados na categoria 3. Na categoria 4, os ventos têm velocidade entre 209 km e 250 km. Já os tufões classificados na categoria 5 são aqueles que registram ventos com velocidade acima de 251 km/h, de acordo com o meteorologista do Inmet.

Enquanto houver água embaixo do tufão para alimentá-lo, a tempestade continua forte e avança em sua trajetória até atingir a costa.

Quando toca o continente, o processo é interrompido pois o combustível da tempestade ficou para trás, fazendo com que ela perca energia. No entanto, ao se dissipar, o fenômeno já terá causado estragos em regiões costeiras.
----
Matéria com infográfico aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário