segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Internauta registra formação do fenômeno halo solar no céu do RS

Efeito é causado pela incidência de raios solares e nuvens de cristal. Pedro Henrique de Morais Campetti fotografou fenômeno em Farroupilha.


(G1) A formação do fenômeno chamado halo solar no céu do Rio Grande do Sul foi observada nesta sexta-feira (13) pelo internauta Pedro Henrique de Morais Campetti. Ele mora em Farroupilha, na Serra do estado, e fotografou o efeito durante o horário do almoço, pouco depois do meio-dia.

"Olhei para o céu e vi. Todos começaram a fotografar", contou ao G1 o internauta de 26 anos.

A movimentação de nuvens formadas de cristais é comum e dá a impressão de círculos no céu. Normalmente, o efeito fica mais vísivel a olho nu nos horários em que o sol está posicionado em uma angulação próxima ao "sol a pino". O tempo bom também auxilia na visualização. Outros municípios do estado também registraram o fenômeno, como Porto Alegre.

Nota da Redação: De acordo com a Somar Meteorologia, o halo solar é formado por nuvens de cristais de gelo, que são iluminadas pelo sol. Os raios dão a formação de "coroa", caracterizando o fenômeno.

Segundo a instituição, o efeito é bastante parecido com o do arco-íris e é formado por nuvens do tipo cirrus. O halo ocorre apenas em dias de céu praticamente aberto e normalmente antecede alguma instabilidade. No caso do Rio Grande do Sul, por conta do mau tempo no Paraguai nesta sexta-feira, o halo se formou na borda das nuvens da frente fria, refletindo no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário