terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tempestade Hércules causa grandes ondulações na Europa


(O Globo) A gigantesca tempestade Hércules, a mesma que congelou EUA e Canadá, gerou uma ondulação colossal no Atlântico Norte, na costa da Europa e do Norte da África. Lugares normalmente sem ondas grandes, como a Cornualha, no Oeste da Inglaterra, viram montanhas d'água de mais de dez metros cobrirem penhascos e faróis. O swell (ondulação) atraiu surfistas de ondas gigantes para Portugal, França e Irlanda, mas, devido a ventos muito fortes, as ondas não ofereceram boas condições para o surfe. No entanto, se trata de um dos swells mais espetaculares em anos na Europa.

A Costa Oeste do Reino Unido foi devastada pelo Hércules. Uma procissão constante de tempestades tem golpeado o país ao longo das últimas semanas, tornando dezembro o mês mais ventoso desde 1969. As ondas atingem até 8,3 metros de altura e autoridades locais tiveram que acionar operações de evacuação e resgate de moradores que estão próximos do litoral.

- É uma tempestade depois da outra, sem intervalos - contou Nicola Maxey, porta-voz do Serviço de Meteorologia do Reino Unido.

Mais de 100 alertas de enchentes permanecem ativos no Reino Unido e no País de Gales. Os ventos fortes e a chuva também atingiram o litoral de Portugal, Marrocos e do Sudoeste da França. Neste país, os ventos deixaram mais de 240 mil moradores ficaram sem eletricidade na véspera de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário