quarta-feira, 26 de março de 2014

Instrumento da estação espacial ISS permite detectar raios do espaço

Instalado em agosto, 'Firestation' tem observado 50 raios por dia. Objetivo é compreender melhor processos que desencadeiam relâmpago.


(G1) Um novo instrumento da Estação Espacial Internacional (ISS) está possibilitando aos cientistas observarem melhor os raios a partir do espaço.

Chamado Firestation, o equipamento tem observado cerca de 50 raios por dia. Ele possui fotômetros para medir os clarões dos relâmpagos e antenas de rádio para medir a eletricidade estática, além de um detector de raios gama.

Segundo a Nasa, os cientistas estão interessados nos processos que desencadeiam o relâmpago durante as tempestades e em descobrir que tipos de relâmpagos produzem raios gama.

O Firestation foi instalado em agosto de 2013 e a Nasa já tem planos de enviar outro sensor de raios para a ISS. O Sensor de Imagens de Relâmpagos (LIS, na sigla em inglês) deve ser mandado para a estação em 2016.

Na foto acima, é possível comparar as luzes de um relâmpago com as luzes de cidades do Kuwait e da Arábia Saudita. A imagem foi feita por um astronauta a bordo da ISS em 12 de dezembro. Na imagem abaixo, um relâmpago é visto sobre a Bolívia.

----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário