segunda-feira, 17 de março de 2014

Internauta faz foto de raio na região da Independência em Taubaté, SP

Flagrante foi feito na noite desta quinta-feira (13) da sacada de prédio. Segundo Inpe, 191 descargas elétricas caíram na cidade durante a chuva.


(G1) O engenheiro mecânico Alexandro Aparecido dos Santos, de 36 anos, flagrou com uma câmera a queda de um raio na região do bairro Independência, em Taubaté, na noite desta quinta-feira (13). Ele enviou o registro ao VC no G1.

De acordo com o internauta, que tem a fotografia como hobby, a foto foi feita por volta das 19h durante a chuva que atingiu a cidade por cerca de 40 minutos. "Eu sempre gostei de fotografar raios, mas no outro prédio em que eu morava não tinha uma vista que possibilitasse esse tipo de registro. Fiz a foto da sacada do 16º andar do prédio onde moro", afirmou.

Ele contou que sempre que observa nuvens de chuva se aproximando posiciona a câmera para tentar fazer flagrantes. Antes disso, em janeiro, o engenheiro contou que registrou outras imagens de descargas elétricas em Taubaté. "Eu acordei às 3h da madrugada e estava chovendo, fui lá e montei o material para fazer a foto", disse.

Nota da Redação: Segundo o Corpo de Bombeiros, Taubaté não registrou nenhuma ocorrência causada pelo temporal. O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que nesta quinta cairam 191 raios entre o final do dia e a noite. O número é considerado alto.

A queda de mais de 100 raios em uma tempestade já é considerada alta, segundo o Elat. Em Taubaté caem em média 11,1 raios por km2 por ano - o número é mais alto que a média do Estado de São Paulo, onde caem em média 9,29 raios por km2 por ano. A cidade ocupa a 31ª posição no estado em densidade de raios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário