terça-feira, 25 de março de 2014

Rio teve o verão mais seco e quente dos últimos 13 anos

“Isso ocorre devido a uma situação de bloqueio atmosférico, que impede a chegada de frentes frias ao estado", explicou meteorologista do Inmet


(Agência Brasil/Exame) O verão de 2014, que terminou oficialmente quinta (20) às 13h57, foi o mais quente e seco dos últimos 13 anos no Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Marlene Leal explicou o registro de temperaturas mais elevadas e índices de chuva mais baixos do que o comum para a estação foi semelhante em 2001, 1984 e 1956.

“Isso ocorre devido a uma situação de bloqueio atmosférico, que impede a chegada de frentes frias ao estado. O bloqueio é uma massa de ar bastante intensa que se alongou desde a Região Sul, por toda a Região Sudeste, parte da Região Centro-Oeste, Norte e Nordeste, impedindo o deslocamento das frentes frias vindas da Argentina” explicou ela. “A média de 37,2º [graus Celsius] em fevereiro foi recorde para o verão. Em 1984, a temperatura média foi 37,1°C”.

A zona oeste do Rio foi a que mais sofreu com o calor e Santa Cruz foi o bairro com as maiores temperaturas. O Inmet chegou a registrar 40,8 ºC no início de fevereiro, com sensação térmica de aproximadamente 57ºC. A temperatura foi a maior do país. A pesquisadora disse que em 1984 os termômetros marcaram temperaturas mais altas na cidade, chegando a pouco mais de 43ºC.
----
Matérias similares no UOL e O Globo
----
E mais:
Buraco na camada de ozônio afeta o clima no Rio (O Globo)
.
Quem tem 14 anos hoje viveu os 13 mais quentes da história (Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário