sexta-feira, 6 de junho de 2014

Depressão tropical Boris força retirada de 16 mil pessoas no México


(AFP/UOL) A depressão tropical Boris, que tocou terra na costa do Pacífico mexicano e provocou a retirada de 16 mil pessoas, pode levar chuvas extraordinárias a grande parte do país por um sistema de baixa pressão no Golfo do México (leste), informaram autoridades nesta quarta-feira (4).

"Boris provoca chuvas torrenciais a extraordinárias em Chiapas e Oaxaca", disse Luis Felipe Puente, Comissário Nacional de Defesa Civil, em sua conta do Twitter. Essas chuvas deixaram até o momento um "saldo branco" (sem vítimas fatais), declarou à rede Televisa.

O funcionário indicou que como medida de precaução a população em risco foi retirada de 14 comunidades dos municípios de Arriaga, Tomalá e Pijijiapan, em Chiapas, onde cerca de 16 mil pessoas se abrigaram em refúgios temporários, enquanto boa parte dos retirados foram para as casas de familiares ou amigos.

Por sua vez, a Comissão Nacional da Água (Conagua) mantém o "alerta pelas chuvas extraordinárias (com mais de 250 mm)" nesta parte do país e que podem se estender aos estados de Tabasco, Campeche, Yucatán e Quintana Roo, no sudeste do país, assim como em Veracruz (leste).

Boris, que se enfraqueceu na madrugada desta quarta-feira e passou de tempestade a depressão tropical, se combinará com uma zona de baixa pressão localizada no Golfo do México, explicou a Conagua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário