quarta-feira, 4 de junho de 2014

MCTI e Universidade Federal de Alagoas inauguram radar meteorológico

O evento será realizado às 10 horas, no Laboratório de Computação Científica e Visualização da UFAL

(JC) O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) inauguram nesta quarta-feira (4), em Maceió, mais um radar meteorológico no âmbito do projeto Radares Meteorológicos, do Cemaden.

O evento será realizado às 10 horas, no Laboratório de Computação Científica e Visualização da UFAL, com a presença do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, do coordenador do projeto Radares Meteorológicos do Cemaden, Carlos Frederico Angelis, e do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo.

Desenvolvido com tecnologia alemã, o radar permitirá a detecção da ocorrência e da intensidade de chuva em um raio de até 400 quilômetros, abrangendo, além de todo o estado de Alagoas, o leste de Pernambuco, Sergipe e o nordeste da Bahia. A cada 10 minutos, o equipamento enviará as informações coletadas às sedes do Cemaden, em Cachoeira Paulista (SP), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

O aparelho integra um conjunto de nove radares adquiridos pelo Cemaden para atender a metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, do governo federal. Os radares são instalados em diferentes regiões do Brasil para realizar o monitoramento meteorológico de municípios vulneráveis à ocorrência de inundações, enxurradas e eventos geológicos, como deslizamentos de encostas.
----
Matéria similar no Brazilian Space
----
E mais:
Radar em Maceió Vai Monitorar Fenômenos Naturais em Quatro Estados (Brazilian Space)

Nenhum comentário:

Postar um comentário