quarta-feira, 4 de junho de 2014

O que causa o cheiro de chuva?

Segundo a ciência, três fontes podem fazer você sentir esse aroma


(Info/Exame) Sabe aquele cheiro que você sente em dia de chuva? Segundo a ciência, três fontes podem fazer você sentir esse aroma.

O primeiro deles é o ozônio, que faz as pessoas sentirem a fragrância de limpeza no ar após uma tempestade.

Ozônio – A chuva faz com que a partícula de ozônio se forme no ar e seja levada até o solo. O cheiro dessa substância lembra muito o do cloro. Por isso, muitos dizem sentir aquela fragrância de limpeza.

Há quem sinta o aroma do ozônio antes da tempestade chegar. Não é premonição. Isso acontece quando os raios “rasgam” as moléculas de nitrogênio e oxigênio, o que gera o ozônio. Esse feito também pode acontecer por causa da luz ultravioleta da atmosfera.

Apesar do cheiro de limpeza, o ozônio puro é extremamente perigoso em concentrações relativamente altas e pode até destruir as células dos pulmões. Mas, felizmente, a concentração de ozônio antes ou depois de um temporal não causa nenhum dano.

Terra – Aquele cheiro de terra molhada também costuma ser considerado como aroma de chuva. Quanto mais forte for a chuva, mais intensa será essa sensação.

Essa fragrância é resultado de uma bactéria muito comum no solo. Alguns micróbios, em especial os Streptomyces, produzem esporos durante períodos de estiagem.

Mas o aroma não é causado pelos esporos. Pelo contrário, é causado por uma substância química excretada durante a produção dos esporos conhecidos como geosmina.

Óleo de plantas – A terceira causa do cheiro de chuva está nos óleos secretados por várias plantas. Estes óleos acumulam-se no meio ambiente e, quando chove, determinadas substância químicas que compõem os óleos são liberadas na atmosfera (geralmente junto com geosmina).

A liberação desses óleos é que causa um cheiro familiar e acolhedor. Cientistas acreditam que esses óleos são mantidos durante períodos de estiagem para evitar que a planta produza sementes em épocas de seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário