quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CPTEC/INPE Promove Curso Sobre Análise de Dados Meteorológicos com Metview


(INPE/Brazilian Space) Nos dias 26 e 27 de agosto será realizado o curso “Análise de Dados Meteorológicos usando o Metview” no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista (SP).

Metview é um software livre para acesso, processamento e visualização de dados meteorológicos, desenvolvido em conjunto pelo INPE e Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo (ECMWF, na sigla em inglês).

O objetivo do curso é apresentar uma plataforma de trabalho para recuperar, examinar, processar e visualizar dados meteorológicos, tanto em um ambiente interativo quanto operacional.

As aulas, no formato de tutoriais, serão ministradas por Fernando Ii, pesquisador do ECMWF, e por Felipe Odorizi, gerente operacional da Divisão de Operações do CPTEC/INPE.

Serão realizados exercícios práticos com o Metview para manipular diversos formatos de dados meteorológicos, incluindo GRIB, (Prep-)BUFR, netCDF e ASCII, bem como desenvolver produtos gráficos e cartas meteorológicas.

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site: http://cursos.cptec.inpe.br/curso-metview/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário