quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ondas do mar podem interferir nas chuvas do planeta

Células orgânicas produzidas pela quebra de ondas seriam ideais para estimular a formação da chuva nas nuvens


(Galileu) Uma nova pesquisa mostra que a matéria orgânica responsável pelo resfriamento das partículas da chuva pode vir do quebrar das ondas. Apresentado no encontro da American Chemical Society, o estudo liderado por Kim Prather, da UC San Diego, sugere que a espuma das ondas é um contribuinte muito importante para a produção de chuva e neve.

Como? Apesar das nuvens carregarem milhões de partículas d’água, isso não significa que a chuva irá aparecer de repente. Antes de se tornarem gotas, é necessário que essas moléculas de vapor d’água se transformem em gelo para que ganhem o peso suficiente da queda. E é aí que entram as tais partículas das ondas do mar: formado por células mortas, esse material orgânico é ideal para a transformação do gelo.

A diretora do Center for Aeorosol Impacts on Climate and the Environment começou a desconfiar disso quando percebeu que as partículas orgânicas das ondas estavam coincidindo com as encontradas nas gotas de chuva e flocos de neve.

Agora o grupo responsável pela pesquisa está tentando recriar essa atividade. Colocando para “bater” a água do mar em um tanque, os cientistas analisam as partículas produzidas pelo experimento em uma máquina chamada espectômetro de massa. Repetindo o teste com diferentes tipos de algas (juntamente com água do mar), há a possibilidade de saber exatamente de onde vem essa matéria orgânica.

Para a pesquisadora, o estudo das algas é capaz de definir a influência das mudanças climáticas no processo de chuvas do planeta. “Entender como essas partículas orgânicas tão pequenas podem influenciar as mudanças climáticas é o nosso principal objetivo a longo prazo”, afirma Kim Prather.

Nenhum comentário:

Postar um comentário