sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Fenômeno raro é registrado no céu de Fortaleza

Segundo especialista, o fenômeno se dá pela interação de cristais de gelo e/ou gotículas de água presentes na nuvem com a luz do sol


(Terra) Manchas no céu chamaram a atenção de moradores de Fortaleza, no Ceará, no dia 4 de novembro. Nesta quarta-feira, dias após fotografar as nuvens no bairro Farias Brito, a leitora Christine Leão analisou as imagens e percebeu que o colorido, na verdade, era uma irisação, um fenômeno considerado raro.

Após contato do Terra com a agência Climatempo, a meteorologista Bianca Lobo confirmou a ocorrência da irisação. Segundo a especialista, o fenômeno se dá quando os cristais de gelo e/ou gotículas de água presentes na nuvem interagem com a luz do sol, que pode ser refletida ou absorvida, gerando esse efeito no céu.

Bianca informou que halos solares e arco-íris são gerados pelo mesmo processo físico. A meteorologista explicou ainda que o fenômeno é raro, pois depende do ângulo dos raios solares com relação à nuvem para acontecer.

Quanto à ocorrência da irisação em outros pontos do Brasil no mesmo dia, a especialista esclareceu que só poderia confirmar se alguma outra pessoa tivesse feito um registro. De acordo com Bianca, não é possível analisar o fenômeno apenas por imagens de satélite, nem prevê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário